Conclusões e Recomendações


O projeto de pesquisa sobre o tema "Meio Ambiente e Gafanhotos Pragas no Brasil" possibilitou a aquisição de um grande conhecimento sobre os fenômenos acridianos ligados às pululações de Rhammatocerus schistocercoides (REHN, 1906) no Mato Grosso e apresenta resultados concretos que podem ser imediatamente aplicados.

Os resultados adquiridos contra-argumentam hipóteses um pouco prematuras sobre a influência da ocupação agrícola das terras e das modificações das paisagens naturais pelo homem sobre este gafanhoto no Estado do Mato Grosso.

Ficou definitivamente demonstrado que as pululações constituem um fenômeno antigo, que o seu determinismo é relacionado a fatores ecometeorológicos e que somente a revelação de seu impacto econômico é recente (culturas como a cana-de-açúcar e o arroz estão particularmente ameaçadas). As várias investigações realizadas no âmbito deste projeto permitem agora compreender melhor cada elemento do ciclo biológico anual da espécie, assim como sua ecologia.

A cartografia de uma grande parte da região de pululação de Rhammatocerus schistocercoides no Mato Grosso foi realizada na escala 1:250.000. Trata-se de um elemento importante para a compreensão das relações gafanhoto-agricultura e para o monitoramento das populações deste acridídeo.

Os resultados científicos do projeto permitem direcionar uma nova estratégia de monitoramento e controle da praga, com técnicas simples, perfeitamente adaptadas ao contexto local e podendo ser operacionalizadas a curto prazo.

Para o futuro imediato, o mais importante parece ser:


voltar anterior proximo