RESUMO


Os trabalhos do projeto Embrapa Monitoramento por Satélite/CE/CIRAD-GERDAT-PRIFAS "Meio Ambiente e Gafanhotos Pragas no Brasil" concentraram-se sobre Rhammatocerus schistocercoides (Rehn, 1906), importante espécie praga no Estado do Mato Grosso. Até então, suas pululações recentes eram atribuídas ao impacto do desmatamento e da valorização agrícola das terras, verificada a partir dos anos 80.

Numerosos resultados, acumulados no decorrer do desenvolvimento deste projeto, contra-argumentam radicalmente as hipóteses anteriores, referentes aos aspectos de novidade das pululações acridianas no Mato Grosso, à influência do desenvolvimento da agricultura ou ainda à ameaça que este gafanhoto poderia representar para os estados vizinhos.

Entre as principais informações adquiridas, pode-se citar:

As conseqüências operacionais deste projeto são evidentes e significativas. A estratégia de combate a R. schistocercoides pode agora ser completamente revista, priorizando as operações locais e pontuais de controle preventivo. Importantes perspectivas de pesquisas foram abertas, como oportunidades de continuidade do projeto e aperfeiçoamento de métodos de monitoramento e detecção precoce de pululações (com a utilização de dados de satélites de alta resolução temporal, por exemplo), assim como de métodos de controle das populações acridianas (com micopesticidas, principalmente).

No total, os resultados obtidos por este projeto permitiram, até o presente, a edição de 12 publicações científicas, 6 comunicações em congressos, 14 mapas (cobrindo uma superfície de aproximadamente 145.000 km2) e 19 relatórios não publicados. Várias publicações ainda estão em fase de preparação, além de diversas comunicações técnico-científicas.


voltar