INTRODUÇÃO:
o projeto de pesquisa e seus objetivos


O projeto de pesquisa "Meio Ambiente e Gafanhotos Pragas no Brasil" realizou-se no âmbito geral do convênio Embrapa/CIRAD (Projeto Ecologia Operacional), vigente desde 1982, com a participação da Embrapa Monitoramento por Satélite e o CIRAD-GERDAT-PRIFAS.

O projeto teve por objetivo principal o estudo do determinismo das pululações do gafanhoto Rhammatocerus schistocercoides (REHN, 1906), cuja importância econômica tem crescido no Estado do Mato Grosso, desde a última década, devido aos danos causados, particularmente em plantações de cana-de-açúcar e arroz. O projeto concentrou-se, ainda, em analisar a influência da recente ocupação agrícola das terras e das modificações das paisagens naturais pelo homem sobre as pululações de gafanhotos, as quais ocorrem nessas zonas da Amazônia brasileira.

A Comissão Européia (DG XII) aprovou um financiamento para o período de 1993-1996, permitindo à Embrapa Monitoramento por Satélite (Brasil) e ao CIRAD-GERDAT-PRIFAS (França) associarem suas respectivas competências em sensoriamento remoto/ geoprocessamento e em acridologia, visando estabelecer as bases científicas necessárias à elaboração de estratégias de combate mais eficazes, econômicas e aceitáveis do ponto de vista ecológico, em comparação àquelas atualmente conduzidas, freqüentemente empíricas, improvisadas e sob condições de urgência.

O presente relatório faz um balanço dos dados obtidos, ressaltando as conseqüências operacionais do projeto e propondo um certo número de ações que lhe possam dar continuidade, seja no domínio da pesquisa ou do desenvolvimento.


voltar proximo