AGRADECIMENTOS


O presente trabalho foi beneficiado com um apoio financeiro da Comissão Européia, a quem agradecemos a confiança.

Somos gratos, igualmente, a todas as personalidades, instituições e organizações que tenham, a qualquer título, oferecido algum tipo de apoio ao projeto. Uma menção especial deve ser feita às equipes de autoridades e técnicos da Secretaria da Agricultura do Estado de Mato Grosso e DFMAARA-MT, pela colaboração constante; da EMPAER-MT; SEPLAN-MT; Casa Militar, Defesa Civil e Arquivo Público do Estado de Mato Grosso, assim como ao 9o Distrito Meteorológico, em Cuiabá; à Superintendência do IBAMA do Estado de Mato Grosso do Sul; FUNAI-MT, em Tangará da Serra; às Câmaras Municipais de Comodoro e Barra do Garças; ao INCRA-MT, à Embrapa-CENARGEN e ao INPE.

Um agradecimento especial também deve ser dirigido à FAPESP, pela concessão de financiamento e auxílio-viagem para estudos em museus e instituições européias.

Várias associações, cooperativas e empresas privadas, todas preocupadas com o problema acridiano no Mato Grosso, contribuíram significativamente, em particular sob a forma de apoio logístico. Assim, reiteram-se os agradecimentos mais sinceros à ALCOMAT, COPRODIA e ITAMARATI Norte, pela colaboração prestada e pelo interesse que sempre manifestaram pelas pesquisas deste projeto.

Agradecimentos são ainda dirigidos à TV Globo, que forneceu cópias de algumas reportagens consagradas ao problema acridiano no Mato Grosso, permitindo uma melhor compreensão dos eventos ocorridos em passado recente.

De uma maneira geral, os autores agradecem às autoridades locais do Estado de Mato Grosso e dos diversos municípios visitados; aos produtores agrícolas, sociedades, fazendeiros, agricultores, pesquisadores... que forneceram preciosa ajuda ao longo do período de desenvolvimento desta pesquisa, muito particularmente no decorrer das missões para trabalho de campo.

Não é possível agradecer a todos pessoalmente, mas esperamos que os citados encontrem aqui a melhor expressão de gratidão e saibam que seus contatos, apoio, colaborações e trocas de idéias, permitiram racionalizar esforços. Sem esse auxílio, o projeto não poderia ter se desenvolvido tão rapidamente, com resultados concretos e conclusões práticas.

Finalmente, um agradecimento muito especial a todos os funcionários e colegas da Embrapa Monitoramento por Satélite, Embrapa-SCI e do CIRAD - GERDAT - PRIFAS que, direta ou indiretamente, colaboraram para a execução deste projeto.


voltar